Exposição Hermès ! #ModaÉArte

Quem curte a fanpage (Blog Viva com Estilo) do blog, viu que na semana passada fiz um compartilhamento falando sobre o Festival des Métiers que aconteceria na FAAP em São Paulo. O intuito da mostra era promover um encontro com os grandes artesões da marca francesa Hermès, pela primeira vez no Brasil mostram como são confeccionados artigos icônicos da marca como as bolsas,lenços de seda,relógios,gravatas,jóias,selas e porcelanas pintadas a mão.

Assim que soube da exposição fiquei doida pra ver tudo de perto,afinal não é todo dia que temos a oportunidade de ver de pertinho como trabalham os experientes artesões que produzem peças incríveis e de alta qualidade!

Ontem estive lá,e apenas confirmei a grande expectativa que tinha,é sensacional,fantástico ver pessoalmente como é a rotina e todo o passo-a-passo dentro desse universo restrito de criações nos atelies!
IMG_9061

Todos os materiais e ferramentas utilizados estavam expostos em cada stand.

IMG_9029

O que eu mais queria ver,era a criação de bolsas,o modelo demonstrado foi a Kelly bag,que recebeu este nome para homenagear Grace Kelly que adorava a marca e em especial esta bolsa! Fiquei boba ao ver a agilidade e cuidado que o artesão tinha ao montar a peça,que é inteirinha costurada à mão!

kelly

Para fazer 1 bolsa dessas o artesão leva cerca de 18 horas,e após finalizada a peça leva uma marcação com o código do artesão e do atelier onde foi feita.

IMG_9074

As bolsas são feitas em couro,e costuradas com linha de linho,a técnica utilizada para a costura é a mesma feita nas selas.

IMG_9073

Assim como as bolsas,as selas também são minunciosamente costuradas e feitas à mão.

IMG_9015

Em seguida,uma artesão cravejava diamantes em um bracelete. Com a ajuda de ferramentas específicas que aumentam em até 20 vezes o tamanho da peça,facilitando seu trabalho que deve ser impecável.

IMG_9075

 

IMG_9019

Abaixo é possível observar o passo-a-passo para realizar uma pintura em uma peça de porcelana.Desde o risco até a finalização,incrível!

louças

A estampa dos lenços é feita inicialmente no papel,desenhados através do fotolito. Os desenhos são extremamente detalhados e coloridos.

lenços

Após ser impresso na seda,o lenço é pintado cor por cor.

IMG_9023

Todo o processo de criação dos lenços até serem finalizados chega a levar 24 meses!

IMG_9062

Artesã costurando as gravatas.

IMG_9069

Depois de ter sido exibida em Bangkok na Tailândia,daqui de São Paulo a mostra segue para Viena na Áustria onde será apresentada em Setembro,e só em 2016 estará em Paris!

IMG_9064

Infelizmente o Festival foi encerrado hoje,mas quem não pode conferir de pertinho espero que tenha gostado deste post! 😉

Eu adorei,foi uma experiência e tanto! ❤

Bjs e até mais!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s